segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

OCA realiza atendimento para os desabrigados da cheia do Rio Acre

A Central de Serviços Públicos – OCA Rio Branco disponibilizou equipes para trabalharem no parque de exposição e abrigos que estão sendo utilizados pelas famílias que foram desabrigadas por conta da cheia do Rio Acre.

Os serviços que a OCA em parceria com o Instituto de Identificação está oferecendo são a emissão da 1ª e 2ª Via da Carteira de Identidade, CPF e orientações de como obter outros documentos que não estão sendo produzidos pela OCA, nos abrigos. Em média são atendidas 80 pessoas por dia.
 “Através desta ação o Governo do Estado do Acre tem procurado garantir a reposição dos documentos pessoais de moradores dos bairros inundados, que foram danificados, ou mesmo perdidos por causa da alagação. A OCA está trabalhando desde a sexta-feira de carnaval com voluntários das frentes de trabalho no parque de exposições e demais abrigos a fim de garantir aos cidadãos o seu documento pessoal, facilitando, desta forma, a retomada de vida. A ideia é poder acolher ao cidadão no espaço  que ele está para que não precise se deslocar depois até a OCA”, afirmou Sídia Gomes, diretora da OCA.
 Até semana passada foram feitas 122 Carteiras de Identidade, devido a necessidade o documento está sendo produzido em três dias.
“A OCA está atendendo os cidadãos das 8 da manhã até as 16 horas, de forma ininterrupta. Envolvidos na produção de documentos pessoais nós temos, diariamente, 20 servidores e nos demais serviços voluntários 50”, disse Waniza Beatriz, coordenadora de implantação da OCA.
Djanira de Oliveira, 23, moradora do Taquarí, abrigada no parque de exposições, perdeu parte de seus bens e documentos na alagação.  Atualmente ela e o marido estão desempregados, por conta disso achou esta iniciativa do Governo muito boa, pois não teria condições financeiras de retirar a 2ª Via dos seus documentos pessoais. “Minha família está muito preocupada, pois teremos de recomeçar tudo e ter gastos neste momento é algo muito complicado para nós. Então esta ação da OCA é de muita valia, porque teremos os nossos documentos sem pagar nada. Agradecemos toda a ajuda que estamos recebendo é muito bom poder contar com a disponibilidade de todos os voluntários e do nosso Governo.
Abrir mão do conforto do lar e do carinho da família e se dedicar a pessoas que não conhece, não é para qualquer um. Exemplo disto é do servidor da OCA Gilmário Ferreira que trabalhou e continua trabalhando no parque de exposição emitindo documentos pessoais. Seu trabalho começou antes do carnaval com a montagem do espaço e perdurou sem interrupções por todo o carnaval e final de semana. “Ajudar estas pessoas que foram atingidas pela cheia do Rio Acre é o mínimo que fazemos, pois num momento caótico como este é que realmente nos damos conta do quanto somos abençoados. Então trabalhar em favor do nosso próximo é uma forma de retribuir o que a vida nos dá de bom todos os dias. E ver a satisfação no olhar destas pessoas já paga todo o esforço que fazemos é muito compensador”, disse ele.
Por localiza-se próximo ao Rio Acre a OCA Xapuri fechou suas portas, na quinta-feira passada, e todos os serviços foram remanejados para os seus órgãos de origem. Alguns atendentes da OCA estão à disposição da Prefeitura de Xapuri que trabalha em favor dos cidadãos que foram afetados pela cheia do rio.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Oca Xapuri fechada em decorrência da alagação

Fonte: Blog - História Multimídia de Xapuri

A Central de Serviço Público - OCA Xapuri -, prédio histórico onde funcionava a antiga casa aviadora de borracha A Limitada, em decorrência da previsão da continuidade no aumento do vulume de águas do Rio Acre, fechou nesta tarde de quinta-feira, 23 de fevereiro.

Os arquivos, assim como mobiliário e computadores foram levados para a parte superior do prédio e os serviços na unidade ficaram suspensos por tempo indeterminado.

A decisão se deu em decorrência da rapidez com que o Rio está enchendo, sendo que, como o prédio fica próximo às margens já inundadas e tendo em vista que espaços conhecidos como Mirantes, Praça São Sebastião, Rua Major Salinas já estão praticamente submersos, o atendimento na central ficou suspenso.

Os atendentes da Oca serão locados nos espaços específicos, sendo que quem necessitar dos serviços deve procurar os órgãos que forneciam anteriormente como delegacia (emissão e entrega de carteiras de identidade, entre outros), correios (Banco Postal/Banco do Brasil), Prefeitura (Alvará, Certidões negativas, entre outros) e TRE (emissão, regularização de Título de Eleitor e Certidão de Quitação Eleitoral).

Os demais funcionários darão apoio às famílias que estão em abrigos no município.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Aviso


A OCA Rio Branco informa que a Defensoria Pública estará funcionando até ás 12h e o SINE e a DICRE não estão realizando atendimento.

Atenciosamente,
Á Direção

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Brava Gente: “Coloque-se no lugar do outro e dê o melhor de si”, diz servidora da OCA

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Sete mil pessoas. É o contingente médio atendido todos os dias na OCA, Central de Serviço Público de Rio Branco.

Agora, considere-se que cada um dos indivíduos que passa por lá com alguma demanda é portador de uma história pessoal, de um modo especial de ser, de pensar, de agir, e tem crenças, necessidades, anseios, um mundo emocional todo particular, tem sonhos, família, preocupações, expectativas e problemas. Enfim, um universo subjetivo e próprio, nunca idêntico a qualquer outro.

É com essa diversidade humana que os atendentes da OCA se relacionam diariamente. Portanto, em cada solicitação recebida nos balcões da instituição, é preciso que apresentem as qualidades de disposição, preparo, tolerância, gentileza e traquejo para realizar o serviço a contento.

Pelo que indicam os resultados das pesquisas internas realizadas, a equipe tem se saído muito bem diante do desafio proposto. E, mesmo nesse painel de excelência, alguns servidores se destacam. É o caso de Maria Goreth dos Santos Fernandes, técnica em gestão pública, que está na OCA desde o projeto-piloto. Essa estudante de administração de empresas é reconhecida, entre colegas e chefia, pela sua capacidade de receber bem e resolver com calma e eficiência as demandas que lhe chegam.

Goreth descreve um pouco seu cotidiano na unidade de Identificação: “Há pessoas que chegam aqui sem nenhum documento, porque perderam. Outros pensam que a identidade e o RG são documentos diferentes. Há ainda quem tenha mania de documento e venha uma vez por semana ou a cada 15 dias para tirar as mesmas certidões. E, algumas vezes, a pessoa é analfabeta. Em todos os casos, precisamos ter atenção e sensibilidade para lidar com a situação. A gente tem que esclarecer com delicadeza, para que a pessoa não fique constrangida pela própria ignorância.” Ela explica que até mesmo nos casos em que é necessário conceder isenção, para uma taxa de emissão de segunda via de documento, por exemplo, é preciso oferecer com habilidade, para que a pessoa não se sinta humilhada pela sua falta de recursos.

Ou seja: para muito além dos encaminhamentos burocráticos, trata-se de um trabalho que demanda sutileza. “O que eu aprendo aqui é ser mais humana, ter mais sensibilidade”, relata Goreth.

E, entre tantos atendimentos, às vezes acontece algum que se torna marcante. “Uma senhora chegou aqui com uma criança com deficiência e precisávamos fotografá-la, o que era muito difícil, porque o menor não parava de chacoalhar a cabeça. Então, com paciência, desviamos a sua atenção e, quando ele se distraiu e relaxou, fotografamos. A mãe ficou muito grata, como se tivesse ocorrido um milagre, pois tinha tentado fazer isso várias vezes, sem conseguir. Nossa atuação foi uma coisa bem simples, mas, para a mãe, bastante valiosa. Isso me tocou muito”, conta.

Os diversos episódios da atuação competente e amável de Goreth são acompanhados – e recompensados – pelos seus superiores na hierarquia da casa: “Maria Goreth é uma pessoa batalhadora, que luta muito para criar suas duas filhas, trabalhar e estudar. É interessada, pró-ativa e gosta do que faz. Fez a capacitação inicial e logo entendeu o propósito que nos foi destinado: atender com excelência o cidadão. Por seu trajeto de servidora, por seu compromisso e trato com a coisa pública e principalmente seu atendimento ao cidadão, foi promovida, e, no mês de março, iniciará nova função: supervisora de praça, aqui na OCA”, anuncia Margareth Cavalcanti, coordenadora do Departamento de Gestão de Talentos da OCA.

E, para quem quer se destacar no exercício de servir ao público, Goreth dá o caminho das pedras: “O segredo de atender bem é gostar de pessoas e amar o que faz. É se colocar no lugar do outro e dar o melhor de si”, diz com sua simplicidade plena de sabedoria.

Comunicado


A Central de Serviço Público – OCA Rio Branco comunica a todos que estará a partir das 15 horas de hoje, 17, com um posto de arrecadação de mantimentos para os desabrigados da enchente.  A intenção é arrecadar fralda, leite em pó e massa para mingau.
Contamos com a sua solidariedade!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Aviso

As Centrais de Serviço público – OCA Rio Branco  e OCA Xapuri informam que não haverá atendimento nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro devido ao recesso de carnaval. O atendimento retornará dia 23, quinta-feira.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Aviso


A Prefeitura Municipal de Rio Branco informa que o CAC da Estação Experimental e da OCA já estão funcionando.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Aviso


A PREFEITURA informa que dias 13 e 14 de fevereiro (segunda e terça-feira) o SISTEMA estará INOPERANTE devido a uma atualização. A previsão de retorno dos serviços é dia 15 de fevereiro (quarta-feira).

Observação: essa informação se aplica a todos os CAC’s. Logo, nenhum CAC da Prefeitura estará com sistema nesses dias.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Aviso

Informamos que os órgãos ELETROBRÁS, INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO, PROCON, SERVIÇOS PELA INTERNET E CARTÓRIOS encontram-se nesse momento em altíssima demanda na Central de Atendimento da OCA. Sugerimos que antes de procurar serviços desses orgãos, os usuários consultem a situação de quantidades de senhas e tempo médio de espera em tempo real pelo telefone 3215-2427 ou pelo bate-papo do facebook.

Pedimos desculpas pelo transtorno e
Agradecemos pela compreensão!
Canais de atendimento da OCA! Tire suas dúvidas sobre serviços públicos: 
Bate-papo no facebook
 
0800 605 8000
www.gsp.acre.gov.br
 
Antes de solicitar um atendimento, informe-se sobre os procedimentos e documentação necessária!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Servidores da Praça Laranja da OCA Rio Branco recebem capacitação


Informações corretas, agilidade e presteza no atendimento é o que todo cidadão espera ter das instituições públicas. E trabalhando em prol disso, a OCA Rio Branco preparou, por meio da supervisão responsável pela praça Laranja, que realiza serviços públicos  da internet, um treinamento que tem por objetivo principal a busca pela excelência.

O treinamento contou com a participação de 30 servidores que trabalham diretamente com os serviços que estão disponíveis na internet. Alguns servidores que trabalham no Balcão Multisserviços também participaram deste curso, pois alguns serviços da praça laranja têm ligação direta com os do Balcão.
“Resolvemos realizar este curso, porque foi detectado que as informações da praça Laranja precisavam ser alinhadas. Temos uma gama de serviço muito grande, então precisamos conhecê-los muito bem, pois recebemos novos servidores e estagiários que não tinham contato algum com este tipo de serviço”, afirmou Estéfano Vieira, supervisor da praça Laranja.
Foram três dias de capacitação. No primeiro dia foi trabalhado, especificamente, a parte do Guia do Usuário dos Serviços Públicos, além dos serviços que não fazem parte do Guia. No segundo foi apresentado aos servidores a postura correta de realizar o atendimento. E no último dia foram estabelecidos acordos internos para o bom andamento dos serviços prestados à população. 
“Este curso foi muito proveitoso, pois através deles nós sentimo a real importância do nosso trabalho. Além disso, expomos nossas ideias, necessidades e resolvemos situações que podem futuramente interferir no atendimento ao público”, ressaltou Symone Souza, servidora da praça Laranja.


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Aviso


ATENÇÃO: A Dicre, em parceria com a Ufac, comunica, com relação ao documento escolar não carimbado:
Os candidatos aprovados no concurso da Ufac podem realizar sua matrícula da seguinte forma:

Os alunos que já deram entrada na Dicre para carimbar o documento escolar podem efetuar a matrícula na Ufac mediante apresentação do protocolo de atendimento da Dicre e a cópia do documento escolar (Histórico ou Certificado);

Os alunos que ainda não deram entrada na Dicre podem efetuar a matrícula diretamente, sem precisar dar entrada no processo de carimbo do documento escolar. Basta levar o documento escolar original (Histórico ou Certificado) e cópia simples.

Para ambos os casos, no ato da matrícula, o candidato terá de assinar um termo de responsabilidade, expedido pela Ufac, no qual se compromete a providenciar o documento escolar devidamente carimbado até a data de 1º de março.

Nota: essas informações são específicas do documento escolar. Os demais documentos deverão ser apresentados normalmente, conforme instrução da Ufac em edital.


Doe livros e revistas para as reeducandas de Rio Branco
 
A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos e o Instituto de Administração Penitenciária do Acre lançam a campanha "Leitura é Cidadania" na Unidade Penitenciária Francisco de Oliveira Conde. A campanha se inicia essa semana e a coleta de livros segue até março, mês da mulher. A intenção é a de beneficiar as 173 reeducandas que estão cumprindo pena.

O exercício da leitura é um lazer, mas além de entretenimento, traz também benefícios como adquirir novos conhecimentos, extravasar sentimentos e exercitar o raciocínio. Acreditamos que esse trabalho as auxiliará nesse processo de aprendizado e cura, para que assim, o período de cárcere possa devolver à sociedade cidadãs mais conscientes.

Convocamos a toda a sociedade acriana a colaborar e a SEPMulheres será um ponto de coleta de livros literários e revistas. Faça sua doação:

Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres
Avenidas Nações Unidas, n.233, 1ºandar – Bosque. Contato: 3224-1661.

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