quinta-feira, 19 de novembro de 2015

OCA participa da 2ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Acre



Nos dias 17 e 18, A Central de Serviço Público – OCA Rio Branco, participou da 2ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Acre. A cerimônia aconteceu no anfiteatro da Universidade Federal do Acre (Ufac) e contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre elas as delegações dos município do Estado, eleitos nas conferências municipais.


A Conferência teve como tema “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos”. O evento foi realizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede) e governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds).

 









Foi debatido nessa conferência estadual, três eixos temáticos, assuntos relativos às pessoas com deficiência. São eles: I – Gênero, raça e etnia, diversidades sexual e geracional; II – Órgão Gestores e Instância de Participação Social; III – A interação entre os Poderes e os entes federados. Teve também várias apresentações culturais como: apresentação de dança da APAE Rio Branco, apresentação de ballet com dançarinos de Cruzeiro do Sul, apresentação de piadas dos deficientes auditivos do CAS – Centro de Apoio ao Surdos, apresentação de música dos deficientes visuais, dentre outras.



 A Central de Serviço Público esteve presente representada pela Cristina Maia, intérprete da Central desde 2011.

 “Vi a importância de estarmos nesta conferência devido ao público que recebemos todos os dias na Central, a oca foi citada como um dos órgãos do estado mais acessível, pois hoje temos intérprete de libras, temos elevadores, e estamos trabalhando pra futuras contrações de brailistas. Hoje a OCA já está promovendo mesa redonda com representantes das instituições para nos ajudar com a inclusão e com a acessibilidade dentro da Central, estamos com vários projetos pra este público.” Ressaltou Cristina Maia, intérprete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...